Como escolher um blog de moda feminina para seguir?

Como escolher um blog de moda feminina para seguir?

Não falta informação no mundo virtual. Para quem morre de paixão por roupas e acessórios, então, é um verdadeiro paraíso: o que mais tem é blog de moda feminina antenado com as novidades.

Na realidade, esse é o grande motor do mercado fashion atual: em lugar das revistas de moda e dos quadros de etiqueta nos programas de variedades, é na internet que surgem as novas tendências e coleções.

E as principais porta-vozes das grifes são as blogueiras de moda — chamadas “digital influencers” conforme cresce o nível do seu sucesso na web, traduzido no número de seguidoras que conquistam.

Claro que esse fluxo constante de informação dá um nó na cabeça da gente. É tanta coisa que, sem um mínimo de critério, fica difícil acompanhar. Muita coisa boa, inevitavelmente, se perde no caminho.

O melhor, nesses casos, é evitar a tentação de querer abraçar o mundo e se concentrar no que mais interessa. Por isso, o post de hoje é sobre como escolher um blog de moda feminina para seguir. Confira:

Delimite sua área de interesse

O termo “moda” abarca um universo de temas relacionados. Nem todos, obviamente, interessam a você. Por isso, seja mais específica.

Uma passadinha pelo ranking das blogueiras mais famosas vai indicar uma variedade de assuntos. Tem quem se dedique a nichos de mercado, como fitness, luxo ou moda infantil, outras são mais abrangentes, e há as que seguem um determinado estilo (teen, clássico, casual, street).

Existem ainda as que divulgam grifes e as que ensinam a se vestir bem sem gastar demais. Algumas falam principalmente de roupas, outras só comentam sobre acessórios (este blog, dedicado a semijoias, é um exemplo) e outras, ainda, sobre maquiagem.

Portanto, antes de mergulhar em um oceano de notificações, sem que consiga acompanhar a metade do que recebe em sua caixa de mensagens ou leitor de feed, estabeleça quais blogs falam a sua língua.

Claro que sair um pouco da zona de conforto e buscar influências em outras praças ajuda a moldar o seu estilo. Mas incorpore essas novas fontes de informação aos poucos. Dê tempo para sentir se o conteúdo tem a ver com você antes de simplesmente clicar no botão seguir e acumular mais um blog que você, definitivamente, não seguirá.

Verifique o ritmo de atualizações

A blogosfera é dinâmica. Quem procura estar nas cabeças do Google sabe que é preciso fazer o conteúdo girar. Não dá, por outro lado, para encher a paciência da audiência com notificações a cada meia hora.

Portanto, ao escolher um novo blog de moda feminina, verifique se a frequência de posts ou vídeos está dentro da sua expectativa. Muitos podem extrapolar esse parâmetro — para mais ou para menos.

Nada é tão desanimador do que encontrar um conteúdo bacana e bem escrito, decidir seguir e depois constatar que o blog não é atualizado ou só publica coisa nova de tempos em tempos. Isso é pior do que ler jornal de ontem.

Também mencionamos os blogs que sofrem crises de ansiedade: a autora dispara posts como se tivesse uma metralhadora de ideias. Além disso, a pressa tende a comprometer a qualidade da informação.

Sendo assim, corte da sua lista os blogs “mortos” e ponha em período de experiência os prolíficos. Se a frequência com que os últimos atualizam suas páginas incomodar um pouco, dê um gancho neles.

Confira a qualidade das imagens

Quem procura blog de beleza, moda ou estilo quer ver como ficam os looks. Por mais habilidosa que a autora seja em descrever um acessório ou figurino, sem uma imagem boa para atestar fica difícil cair na conversa dela.

Por isso, veja se o material fotográfico associado aos posts está adequado ao contexto da informação. E se possui qualidade para apresentar, em toda a sua glória, o vestido, o brinco, a maquiagem ou a montagem de que trata o artigo.

Muito blog oferece ideias bacanas e originais. Cobre assuntos atuais e apresenta linguagem descomplicada. Tropeça, entretanto, no visual (podemos colocar nessa categoria o próprio layout da página — alguns são feios de doer!). Fotos de baixa qualidade, pinçadas ao acaso no buscador do Google e mal dimensionadas.

Outros, por sua vez, se esmeram em apresentar fotos informativas que agregam valor ao conteúdo e oferecem um prazer a mais para quem acompanha a página. Se esse cuidado for aplicado aos temas que aborda, temos diante dos olhos um blog campeão!

Prefira um layout responsivo

Nossa principal porta de acesso ao mundo virtual, hoje em dia, é o famoso smartphone. Graças a essa pequena maravilha tecnológica não precisamos mais ficar à toa em clínicas ou filas de banco.

A coisa é tão febril que, mesmo em companhia de outras pessoas (curtindo um happy hour, por exemplo), a gente não tira o dedo da tela do celular.

Essa realidade impõe aos blogs um desafio: oferecer layouts responsivos (que funcionem tanto na tela do PC quanto na do smartphone e do tablet) e com bom desempenho ao carregar dados, visto que muitas vezes estamos acessando longe de casa, conectadas a redes Wi-Fi em restaurantes, lojas ou utilizando o pacote de dados do celular a caminho do trabalho.

Assim, a otimização para celulares é uma importante nota de corte em sua lista de blogs. Se pipocar nessa, melhor nem seguir.

Veja se o blog oferece notificações

Fica mais fácil manter-se fiel a um blog de moda feminina se este emitir notificações sempre que publicar algo novo, não é?

Um formulário para se inscrever e receber newsletters na caixa de e-mail ou informações das redes sociais para seguir os posts. Essas são algumas formas de acompanhar os blogs que você gosta.

Se, entretanto, a página não oferece nada disso, sorry, mas é provável que ela acabe ficando na poeira.

Não esqueça de aplicar as dicas no dia a dia

Uma vez que tenha estabelecido uma rotina e consiga se manter em dia com os blogs prediletos, não deixe o conhecimento estagnar. Aplique as dicas, experimente as novidades, interaja com as autoras (por meio do espaço de comentários) — enfim, tire o melhor proveito da informação que receber.

Inspire-se e use o blog de moda feminina a seu favor! Quem sabe, depois de pegar o traquejo, você mesma não cria um canal e começa a falar ao seu público? A web é igual abraço de mãe: sempre cabe mais uma.

Agora que você já tem alguns critérios para formar uma boa base informativa, vale conhecer os perfis de moda que não dá para deixar de fora. Quer saber quais são? É fácil: basta dar um clique neste post e explorar 9 grandes marcas do mundo fashion no Instagram.