Ninguém, hoje em dia, navega na internet sem ser tentado por alguma oferta de produto. A web se tornou um grande bazar, com a vantagem de que você nem precisa pôr os pés fora de casa: está tudo ali, basta clicar. Então, por que não comprar folheados online?
Não tinha pensado nisso ainda? Pois saiba que o comércio virtual de semijoias está em alta. Você conta com uma grande variedade de produtos e pode adquirir suas peças de forma parcelada com total comodidade e segurança.
Porém, você pode estar se perguntando: “Mas como faço para acertar na compra, já que não posso provar a peça?” Não se preocupe, pois aqui vão algumas dicas para ajudá-la a adquirir seus folheados online. Acompanhe!
O que são folheados?
Antes de chegarmos ao ponto, é interessante esclarecer o que são folheados. Tratam-se de acessórios que, diferentemente das joias ― feitas com 100% de metal nobre (ouro maciço, por exemplo) ― são produzidos com metais simples, mas revestidos com uma camada de metal precioso.
Na prática, pouco diferem de uma joia, com a vantagem de serem muito mais baratos. Tudo vai da qualidade do revestimento. Normalmente, a semijoia (ou folheado) é feita de latão, ao qual são acrescidas camadas de algum outro metal, como cobre, bronze, níquel ou paládio.
Depois, a peça é submetida a um banho de ouro, que vai deixá-la com aspecto similar ao de uma joia. Quanto maior a espessura dessa camada de ouro, mais valiosa e durável é a semijoia.
Outro processo bastante utilizado é o banho de ródio. Esse metal nobre é aplicado sobre a camada de ouro para dar ainda mais brilho e durabilidade ao folheado. Atualmente, também é comum que se dê um banho de ródio negro, com o objetivo de deixar a semijoia com um brilho escuro moderno e estiloso.
Além disso, as semijoias costumam ganhar aplicações de cristais e pedras naturais para ficarem ainda mais bonitas e sofisticadas. A zircônia, em sua versão de laboratório, é uma gema bastante usada no acabamento artístico de folheados.
Dicas na hora de comprar folheados online
Além da confiabilidade do site e da qualidade do produto, o que mais preocupa quem adquire folheados online é o tamanho ou diâmetro da peça: “Será que esse brinco não é grande demais?” Ou então: “O anel cabe no meu dedo?”.
São questões importantes, que uma boa política de trocas minimiza. Porém, o melhor mesmo é você se assegurar de que escolheu a peça correta. Veja como:
Anéis
Nada como um belo anel para compor o figurino! Pode ser um clássico ou, então, uma opção mais descolada e vistosa, como um anel de falange, duplo ou de dedo inteiro.
O importante, quando se trata de anéis, é conhecer a numeração do seu dedo. Há várias formas de se obter essa medida, mas a mais simples é usar uma régua para medir o diâmetro interno de um anel que você possui e conferir o tamanho do aro correspondente na tabela que os joalheiros utilizam.
Brincos
Sair de casa de “orelhas nuas”, nem pensar! Sejam pequenos e discretos para uso diário, sejam grandes e sofisticados para brilhar numa festa, brincos são obrigatórios.
A dúvida recorrente é quanto ao tamanho da peça, especialmente se for uma argola ou brinco de festa. Para não ficar em dúvida, prefira sites que publiquem fotos de modelos usando os brincos.
Pulseiras e colares
Não importa se enfeitadas com pedras, pingentes ou berloques, prefira as pulseiras ajustáveis, com fecho adaptável. No caso dos braceletes, o ideal é optar pelos abertos, pois encaixam melhor no pulso.
A mesma regra serve para os colares: peças com fecho ajustável são mais garantidas. Quanto aos modelos, vai do gosto da cliente: um colar com uma pedra da sorte, uma peça sofisticada para levantar o look, uma correntinha com a santa de devoção ou mesmo a tendência do momento: a gargantilha choker.
Na dúvida, verifique se o tamanho informado pelo fabricante corresponde à sua expectativa e boas compras!
E aí, gostou o post? Então conheça a loja virtual da Linda Bela compre folheados online hoje mesmo!
Artigo publicado originalmente em outubro de 2017 e atualizado em outubro de 2021 pela equipe da Linda Bela.