Venda direta: o que é e como entrar nesse ramo?

Venda direta: o que é e como entrar nesse ramo?

A venda direta de mercadorias é um dos meios mais simples e populares de começar o seu próprio negócio. Revender produtos pode ser uma ótima ideia para quem ambiciona dar início a um empreendimento, mas não está à frente da fabricação dos artigos que serão comercializados.

Porém, vale dizer que muitos não sabem muito bem como entrar nesse ramo. Como escolher os produtos para revender? Qual a melhor forma de mostrar para seu público o que está sendo vendido?

Se você é uma das pessoas que tem essas incertezas, continue lendo esse texto e entenda como começar a empreender com venda direta. Acompanhe!

O que é venda direta?

A venda direta é a atividade de comercialização de produtos ou serviços realizada diretamente para os clientes finais, sem intermediários e sem a necessidade de um estabelecimento fixo para a concretização da transação.

A pessoa que trabalha nesse ramo consiste em um profissional autônomo, que será capaz de aproveitar tal relacionamento com seus clientes para ter uma renda extra ou fazer daquele negócio sua ocupação principal.

Como entrar nesse ramo?

Para trabalhar com venda direta, a pessoa interessada precisa escolher uma marca ou grupo de produtos com os quais se identifique para revender. Isso, é claro, vai deixá-la mais confortável em conhecer a fundo os pontos positivos e vantagens das mercadorias, bem como trará maior contentamento na hora de negociar e vender os itens para seus compradores.

Na venda direta existem várias formas de proporcionar um atendimento exclusivo aos seus clientes. Veja a seguir algumas das principais maneiras de ser uma revendedora nos dias de hoje:

Porta a porta

A venda porta a porta é uma das mais comuns entre quem entra para a área de venda direta. Nesse sistema, a revendedora se encaminha até as residências ou locais de trabalho de suas clientes, levando consigo catálogos e, nos casos de pronta entrega, os itens que estão à venda, a fim de que a consumidora possa visualizar e adquirir seus produtos.

Eventos com as amigas

É essencial para quem trabalha com venda direta fazer uma ótima divulgação dos produtos entre as pessoas mais próximas, de seu convívio pessoal. Uma boa ideia para aumentar as vendas é promover eventos como chás ou pequenos bazares na residência de uma consumidora, para ela e suas amigas, de modo que tenha a chance de demonstrar e comercializar os produtos.

Parcerias com estabelecimentos comerciais

Uma forma eficaz de aumentar a carteira de clientes se dá através de parcerias com estabelecimentos comerciais. Neste caso, a revendedora negocia um espaço para expor seus produtos dentro de uma loja ou salão de beleza, aproveitando o fluxo de clientes do local e dividindo o lucro de suas vendas com o proprietário do estabelecimento.

Relacionamento virtual

Uma das principais características da venda direta é o contato direto entre o vendedor e a clientela. Com a tecnologia, essa relação vem se reinventando. Muitas revendedoras estão fazendo ótimos negócios aproveitando a comunicação via internet, por meio de sites como o Mercado Livre e aplicativos como o WhatsApp.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o mercado de venda direta, aproveite e veja os erros que toda consultora independente deve evitar.

 


Artigo publicado originalmente em dezembro de 2016 e atualizado em outubro de 2018 pela equipe da Linda Bela.